SEJA BEM-VINDO!

SEJA BEM-VINDO! É um espaço eletrônico feito para você - ALUNO, PAI/MÃE, PROFESSOR/A, FUNCIONÁRIOS, DIREÇÃO - interagirem, postando seus comentários, opiniões e realização de tarefas.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

TOMAR ÁGUA NO INVERNO



O inverno vem chegando e, com ele, o esquecimento de tomar água - essencial para a vida e para o bom funcionamento de nosso organismo. Portanto, eis algumas dicas valiosas para você estar atento e se ligar neste assunto tão importante.
Em reportagem publicada na Folha.com em 20 de junho de 2004, segue o seguinte artigo:

Médico indica beber muita água no inverno .


Uma dica dos médicos neste inverno é não esquecer a hidratação do organismo, que costuma ser negligenciada no frio. Isso significa ingerir muito líquido. "Um litro e meio a dois litros de água por dia", prescreve o otorrinolaringologista Renato Abissamra.

Além da ingestão de líquido, o médico recomenda a limpeza das vias respiratórias com soro fisiológico. A umidificação do ar ambiente também é necessária. Para isso, encha uma vasilha com água que, ao evaporar, o líquido umidifica o ambiente.

Outra forma de evitar o ressecamento nasal e sua obstrução é lavar o nariz com soro fisiológico. Os médicos recomendam cuidado com o uso abusivo dos descongestionantes nasais tópicos. Eles contêm substâncias vasoconstritoras, que diminuem a espessura dos vasos sangüíneos e, por conseqüência, o volume dos cornetos (estruturas nasais internas), dando a sensação de desobstrução.

Essas substâncias afetam o sistema circulatório, "apertando" as veias e fazendo com que o coração tenha de bater mais rápido para bombear o sangue de que o organismo necessita.

                                                         Da folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário